Vamos falar sobre imóveis alugados
Primeiro desconsidere a ideia de que ser bem sucedido é ter um imóvel próprio, nos últimos anos muitas personalidades que consideramos extremante bem sucedidas declaram que moram ou trabalham em um imóvel alugado. Pense sempre nos dois lados desta moeda, pois a conversa aqui é para abrir uma porta de possibilidades dentro deste nicho.
Existem pós e contras em toda decisão a se tomar, é uma questão de analisar sistematicamente o que melhor se adequa ao seu padrão financeiro, se a possibilidade de investimento em um imóvel próprio é uma opção vantajosa, nossa conversa de hoje não é te influenciar a desistir desse investimento "não é isso", na verdade é acalmar o "coraçãozinho" de quem até hoje pensa, que não chegou lá só porque aos 40 anos não conseguiu adquirir a tão sonhada casa própria ou escritório no centro!!
Quando falamos sobre a ideia de morar em uma casa ou trabalhar em um imóvel de locação é algo bom, não estou dizendo que ter um bem seja algo desnecessário. Sempre ouvimos que ao invés de pagar uma parcela de aluguel que é um dinheiro sem volta, podemos já estar quitando um imóvel no final de algum tempo (10, 15, 20 e até 30 anos de financiamento).
Primeiro nem sempre a parcela de um aluguel é equivalente a uma parcela de financiamento, e no caso de um apartamento em fase de construção temos as taxas de construtora que ninguém comenta ou menciona ok... Logo percebemos que esse primeiro argumento já não é tão convincente assim.
Podemos então optar por viver ou trabalhar em um imóvel mais simples, porém bem localizado, pesquise um valor de aluguel razoável que não deixe seu orçamento mensal na forca, com o valor do aluguel inferior a uma parcela considere um percentual a ser investido a longo prazo, esse investimento lá na frente será a ferramenta para sua aquisição de um imóvel próprio com melhores condições e muitas vezes em menos tempo do que imagina.
Segundo ponto é que muitas situações alteram nosso curso de vida profissional e pessoal, por exemplo; uma promoção de trabalho em outra cidade ou uma baixa de ganhos em decorrência de uma crise financeira. Ter flexibilidade para se readequar a cada uma dessas fases é crucial para que possamos ver com maturidade qual melhor caminho a seguir, se existe a possibilidade de investir mais em um imóvel maior ou dar um pequeno passo para trás e morar com mais simplicidade para que sua perspectiva de futuro seja ampliada.
"Saia da caixinha muitas vezes dar um passinho para trás não significa derrota, mas sim cautela!"
Sobre reforma e decoração...
Não existe limites para decoração de um imóvel alugado!! 😅
Não é bem assim, sempre mantenha um bom relacionamento com o proprietário do imóvel, ao fazer uma alteração pense não só o quanto isso te agrada, mas também se isso trará melhorias para o imóvel. Pequenas reformas devem passar por uma analise do proprietário, e grandes reformas precisam além do aceite do dono, necessita de um estudo e projeto de um profissional na área, para não gerar danos ao imóvel no período da sua estadia e posteriormente.
Como profissional tentamos sempre mostrar que existe a possibilidade de fazer grandes transformações sem que necessariamente seja preciso uma grande "quebradeira", logo um estudo de viabilidade e organização dos ambientes fará toda diferença. O profissional irá te apresentar a melhor forma de reaproveitar o mobiliário existente, investir em revestimentos para alguns ambientes e por fim uma marcenaria inteligente, tal que ao se mudar para outro local continuará útil para o seu dia a dia!
Cada cliente possui um orçamento, mais lembre-se que um projeto ou uma consultoria de interiores é um investimento excelente, pois ao tentar solucionar o designer do imóvel comercial ou residencial existe a possibilidade de você gastar muito mais do que o previsto (barato sai caro), e estes profissionais serão o seu auxilio neste momento.
Independente de ser alugado, deixe ele o mais agradável e organizado possível pois o lugar onde você mora ou trabalha fala muito a seu respeito, pense que tudo o que tem hoje é parte de algo maior, desta maneira seja aplicado em fazer o melhor com o pouco, e no futuro só irá refletir o que sempre foi.
"Ao longo do tempo percebi que muitas pessoas que eu convivi e acreditava ter um imóvel próprio, seja casa, seja escritório, na verdade não era bem assim. Hoje sei que eles moravam e trabalhavam em imóveis de locação... mas sabe o que fazia a todos e a mim acreditar que era deles? A forma como investiam e cuidavam do imóvel, por que de fato era deles (pagavam por aquele espaço), e o mais importante, não encaravam o fato de não serem proprietários uma desculpa para não se apropriarem do espaço. Quando finalmente adquiriam seus bens surgia a dúvida; - Mas já não era seu!? Então acalma seu coraçãozinho tudo vem no tempo certo, faça planos, se programe, se aproprie, aproveite a oportunidade que há em tudo a sua volta hoje, algum dia irão te perguntar. Mas já não era seu?"
Ame seu alugado, encare o seu hoje como um presente, é isso que te faz uma pessoa bem sucedida...os bens passam, mais a forma como vivemos onde estamos hoje faz toda diferença!!!
Arq. Gi Alves